sábado, 28 de janeiro de 2012

Metodologia: atrapalha ou ajuda?

Realizar uma mesma atividade por meses, anos e até décadas, faz você, mesmo que inconcientemente, desenvolver determinadas metodologias que facilitam e encurtam o seu trabalho.

Criando composições não é diferente, mas há um "porém". Se você não for cuidadoso, suas criações podem cair na "mesmisse", se tornar repetitivas e monótonas.


Como alguns já me confessaram fazer, eu não utilizo uma ordem formalizada para compor, exemplo: Primeiro eu faço a melodia, depois o ritmo e por último a letra. Ou então, primeiro letra, depois melodia e ritmo. 

A minha preocupação quando componho, é garantir a fluidez, a naturalidade da música. Não me importa o que vem primeiro, e sim se a emoção que desejo passar, seja transmitida na medida correta.

Mas também confesso, tenho meu próprios métodos quando estamos falando de "letra":

Escolha do tema
Se você quer falar de alguma coisa, logicamente você necessita saber "do que". A escolha do tema é uma fase importante. Minhas letras são carregadas de muito "eu", com intenção de passar mais verdade e sinceridade possível. Mas isso não significa que ao escrever, você deva seguí-lo(o tema) ortodoxamente até o fim. O rumo da composição pode mudar de uma hora para outra, e sua idéia original ir para o espaço. Como eu disse anteriormente, fluidez e naturalidade são essenciais.


Palavras jogadas e frases brutas

Com o tema escolhido, jogo várias palavras e frases relacionadas no conhecido "bloco de notas". Isso mesmo! Aquele simples programinha que você deve possuir em seu computador. Descorro a linha de raciocínio que quero seguir, e começo a transformar algumas frases brutas em linguagem figurada.

Assim como disse no tópico anterior, tudo pode mudar. Não se prende a uma coisa que pode melhorar.



Cantar e cantar, quantas vezes precisar

Cantar no banho, na sala, no quarto, com violão, à capella, alto, baixinho... Deve-se sentir a música. Deste jeito, consegue-se identificar possíveis erros e imperfeições, que podem ser aprimoradas.


Título por último

  Com a música pronta, tem-se total noção do que ela representa.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. De nada Victor.
      Uma última dica que eu esqueci de mencionar, seria sempre ter um aparelho de gravação de som ao seu lado, seja ele um celular, tablet, computador, etc... Se você não registra o que faz, com toda certeza irá esquecer.

      Grande abraço!

      Excluir